Os males da liberdade se corrigem com mais liberdade!

I should have loved freedom, I believe, at all times, but in the time in which we live I am ready to worship it.
- Democracy in America - Volume 2, Alexis de Tocqueville - Sever and Francis, 1864

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Poste e as estórias da criatura

Você sabia que a criatura efetivamente já gerenciou alguma coisa? Digo alguma coisa onde importe a qualidade da gerencia, não um assento público onde esteve por benesses políticas. Nesses lugares, geralmente o que acontece é que há muito dinheiro para encobrir a má gestão, e os fracassos não são contabilizados. Agora, em uma empresa privada, pequena, a má gestão aparece. E o fracasso resulta em seu fim.
Pois saibam que a criatura uma vez teve um empreendimento. Uma loja de quinquilharias, "importadas do Panamá" segundo declarou, que teve vida muito breve: fechou.
"Foi forçada a fechar", segundo ela, por condições da economia nacional. MENTIRA. No período que existiu, as condições econômicas para florescer um pequeno negócio de "importados" eram das melhores. Registros cambiais atestam que o valor mais alto da moeda americana não passou de R$1,01.
Pois é, a "gerente do pac", a eficiente, não soube, não teve capacidade de tocar uma loja de "importados". Não mais que 17 meses após inaugura-la, ela fechou. Resta saber quanto tempo o Brasil aguentará em mãos tão incompetentes.

Segue a cotação do dolar, para comprovar:
1995
Fevereiro0.837
março0,884
Abril0,905
Maio0,891
Junho0,909
Julho0,926
Agosto0,942
Setembro0,953
Outubro0,958
Novembro0,962
Dezembro0,967


1996
Janeiro0,972
Fevereiro0,982
Março0,986
Abril0,989
Maio0,995
Junho1,001
Julho1,006

Poste é incorruptível!

“A face mais dura do aparelhamento do Estado brasileiro por forças políticas está sendo revelada nesse episódio da quebra do sigilo fiscal da filha do candidato do PSDB à Presidência da República. Em um país sério, o secretário da Receita já teria se demitido, envergonhado, ou estaria demitido pelo seu chefe, o ministro da Fazenda Guido Mantega. E alguém acabaria na cadeia.

Ao contrário, o secretário Otacílio Cartaxo tentou até onde pôde minimizar a situação, preferindo despolitizar o caso e desmoralizar sua repartição. Ao mesmo tempo surgem de vários lados do governo tentativas de contornar o problema, ora atribuindo à própria vítima a culpa da quebra de seu sigilo fiscal, ora sugerindo que uma disputa política dentro do próprio PSDB poderia ter gerado a quebra do sigilo fiscal de Verônica Serra. Uma análise muito encontradiça entre os políticos governistas é de que as denúncias, tendo aparecido em período eleitoral, perdem muito de sua credibilidade e de seu poder de influenciar o voto do eleitor, ficam com sabor “eleitoreiro”. Como se essa fosse a questão central. Pensamentos e atos de quem não tem espírito público.

O aparelhamento político da máquina pública não ocasiona apenas a ineficiência dos serviços, o que fica patente em casos como o dos Correios, outrora uma empresa exemplar e que se transformou em um cabide de empregos que gera mais escândalos de corrupção do que seria possível supor. Dessa vez a revelação de que a Receita Federal transformou-se em um balcão de negócios onde o sigilo fiscal dos cidadãos brasileiros está à venda, seja por motivos meramente pecuniários, seja por razões políticas, coloca em xeque uma instituição que, até bem pouco tempo, era respeitada por sua eficiência e pelo absoluto respeito aos direitos dos cidadãos.”

Merval Pereira