Os males da liberdade se corrigem com mais liberdade!

I should have loved freedom, I believe, at all times, but in the time in which we live I am ready to worship it.
- Democracy in America - Volume 2, Alexis de Tocqueville - Sever and Francis, 1864

sábado, 6 de novembro de 2010

Leitura de sábado

Do blog Veneno Veludo

DEMOCRACIA OU DITATURA?
Conversando com uma amiga, que dizia não entender o porquê de tanto receio ao risco de um ditadura, já que vamos votar  e eleger os novos governantes e, portanto, não estamos submetidos à ditadura, eu argumentei o seguinte: 
- Você tem razão, ainda não vivemos uma ditadura propriamente dita.
Mas não se pode fazer vista grossa para o fato de que o conjunto dos movimentos destes que estão no poder apontam inevitavelmente para tal.  
Vejamos:
. as tentativas de se estabelecer o "controle social da imprensa", ou seja, censura;
. o (CNJ) Conselho Nacional de Jornalismo que se pretendeu implantar, mais censura;
. a ANCINAV que também se tentou criar pra controlar a produção cultural;
. a clara intenção do partido único e hegemônico;. a mais absoluta ausência de discernimento quanto ao que é governo e ao que é partido, quanto ao que é exclusivamente público e ao que é privado;
. o aparelhamento do Estado levado às últimas conseqüências, com objetivos muito claros e pouco republicanos, isso pra não dizer de seus efeitos deletérios na qualidade dos serviços públicos, da corrupção etc;
. o desrespeito e mesmo desprezo pelas instituições que dão corpo e alma à Democracia;
. a reiterada (e até debochada) transgressão às regras Democráticas e do jogo eleitoral;
. a utilização da mentira mais deslavada pra enganar a população em geral e os eleitores em particular;
. a desonestidade intelectual ao negar tudo o que os outros presidentes fizeram;
. a apropriação indébita das realizações dos outros presidentes como se suas fossem;. o populismo messiânico que se busca estabelecer;. a volta do personalismo tão retrógrado e que se julgava coisa do passado;
. a intolerância à divergência;. a incitação à violência;- a tentativa maniqueísta de dividir o país entre pobres e ricos, jogar uns contra os outros gerando ódio na população;
. o desejo explícito do extermínio das oposições;
. a utilização da máquina estatal, inclusive informações confidenciais, para fins eleitorais e de perseguição política;
. no plano internacional, as “afinidades eletivas” do atual presidente  (e dá que se elegeu) com ‘governantes’ com clara vocação autoritária tais como: Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Cristina Kirchner e Mahmoud Ahmadinejad;
Enfim, todo esse conjunto de ações apontam para o quê? Democracia? Não, apontam claramente para uma ditadura totalitária, com o perdão da redundância.É assim que eu vejo a situação hoje em nosso país. Por isso que eu digo: o que está em jogo é uma opção (ou não) pela manutenção da Democracia e das liberdades a ela inerentes.

Contradições

06/11/2010 - 08h32

Lula e Dilma vão atuar por CPMF em 2011

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora Dilma Rousseff não querem votar a recriação da CPMF neste ano, mas vão trabalhar para que o Congresso defina em 2011 uma nova fonte de receitas para a saúde.
Assessores de Lula disseram à Folha que essa nova fonte pode ser a CSS (Contribuição Social para Saúde), em tramitação no Congresso e cópia do antigo imposto do cheque, ou uma taxa sobre consumo de cigarro, bebida e combustível.

06/11/2010 - 04h02

Receita cresceu duas CPMFs, mas verba não foi para a saúde

A receita do governo federal cresceu, ao longo do governo Lula, o equivalente a duas vezes a arrecadação da CPMF, mesmo com a derrubada, pelo Congresso, da contribuição sobre movimentação financeira, informa reportagem deGustavo Patu, publicada neste sábado pela Folha (íntegradisponível para assinantes do jornal e do UOL).
Praticamente nada desse ganho, porém, significou aumento do gasto em saúde, que, ao longo desta década, apenas oscilou em torno de uma mesma média.
Não houve alta antes nem queda depois da extinção do tributo, hoje novamente cogitado como solução para o financiamento do setor.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/826394-receita-cresceu-duas-cpmfs-mas-verba-nao-foi-para-a-saude.shtml

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O óbvio "uivante"!

"Os escolhidos para governar devem ter a liberdade para organizar suas equipes e colocar em prática suas propostas, de modo a honrar os compromissos assumidos com a sociedade. Já aqueles a quem o povo colocou na oposição devem ter a liberdade de criticar e apontar os erros dos governantes, para que possam em eleições futuras se constituir como alternativa"


Lula, 05/10/2010

CARA DE PAU!

clique para ampliar

Depois da lista de "notáveis" da Receita Federal, imagino que também possam fazer outras listas... dos que responderam positivamente e daqueles que não contribuíram, por exemplo. Para que? Não sei, mas eles tem mania de fazer dossiês, banco de dados, sei lá, acho que gostam de anotar tudo.

Preparem o bolso! II

05/11/2010 - 14h28

Sarney admite possibilidade de Congresso recriar CPMF

......
O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta sexta-feira que, apesar de a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ter dito que não pensa em qualquer proposta neste sentido, nada impede que o Congresso tome a iniciativa.
.....

Nada como um congresso colaborativo....

Preparem o bolso!

Renan cogita ocupar de novo presidência do Senado

  Lula Marques/FolhaDevolvido a Brasília pelos eleitores de Alagoas, Renan Calheiros cogita concorrer novamente à Presidência do Senado.

Dono da maior bancada –19 senadores—, o PMDB, partido de Renan, tem o direito regimental de indicar o substituto de José Sarney.

Por ora, Renan não formalizou a pretensão. Mas, nos subterrâneos, emitiu sinais de que incluiu o comando do Senado nos seus planos.

Se quisesse, Sarney poderia pleitear o posto pela quarta vez. Porém, já informou que não o fará. E foi tomado a sério.

Além de Renan, frequenta a lista de alternativas do PMDB o senador maranhense Edison Lobão, do grupo de Sarney.

Porém, se Renan evoluir da mera cogitação para uma candidatura formal, Lobão deve ser indicado pelo PMDB para o ministério de Dilma Rousseff.

Iria ao rol de “ministeriáveis” do partido, com o apoio de Renan e de Sarney, para a pasta de Minas e Energia, que já gerenciou sob Lula.

A ambição de Renan sujeita o “novo” Senado ao convívio com uma presidência que, em 2007, terminou em crise.







fonte:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2010-11-01_2010-11-30.html#2010_11-05_05_46_47-10045644-0

Charge do dia!

clique para ampliar

fonte: http://www.parana-online.com.br/charges/charge/1360/

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SEM COMENTÁRIOS!

CPMF

Zé Dirceu no Roda-Viva

O ovo da serpente não resiste à claridade: "
Num dos intervalos do Roda Viva desta segunda-feira, traindo no rosto crispado a irritação com as perguntas dos jornalistas, o entrevistado olhou para o chão do estúdio e fez o comentário que os espectadores da TV Cultura mereciam ter ouvido:
─ Zé Dirceu… Zé Dirceu… Já tô cansado desse personagem ─ disse a voz em surdina.
Para escapar do castigo merecidíssimo, o mineiro José Dirceu de Oliveira e Silva, nascido em Passa Quatro há 64 anos, resolveu debitar os incontáveis pecados que cometeu na conta de um personagem inventado pela mídia reacionária e pela elite golpista. Chama-se Zé Dirceu, é perseguido desde o berço e, por representar uma grave ameaça ao sistema capitalista, os inimigos fingem não entender que é um inocente.
A dupla identidade é só mais um sintoma de esquizofrenia malandra. José Dirceu de Oliveira e Silva e Zé Dirceu são uma coisa só ─ uma usina de culpas no cartório, que nega ter protagonizado sequer uma contravenção de trânsito com a placidez de estelionatário aposentado. Nega até ter dito o que está registrado em vídeo, como fez quando entrou em pauta, durante o Roda Viva, o episódio da agressão sofrida pelo governador Mário Covas em 1° de junho de 2000.
“Não usei a expressão”, afirmou o entrevistado ao ser convidado a explicar a frase beligerante pronunciada em 25 de maio daquele ano: “Eles têm de apanhar nas ruas e nas urnas”. Com assombroso cinismo, jurou que não disse o que disse. “Não usei a expressão”, garantiu, agarrado à versão de que só pregou a surra nas urnas. O vídeo reproduz a mentira na TV Cultura, o comício em que fez a celebração da violência e imagens do obsceno ataque a Mário Covas, já visivelmente em luta contra o câncer. A agressão ocorreu uma semana depois do discurso de Dirceu.
Respeito a opinião dos leitores que criticam o espaço concedido a tal figura por uma TV pública. Mas discordo veementemente. Como atesta a reação histérica dos devotos do ministro despejado da Casa Civil, é ele o chefe, o símbolo e o heroi das milícias do PT. É preciso mostrar-lhes que jornalistas independentes não temem guerrilheiros de araque. É preciso deixar claro que quem enfrenta uma tropa comandada por Dirceu só corre o risco de morrer de rir.
Se o entrevistado quis usar os holofotes para destacar-se no palco, teve uma péssima ideia. Como informa a reportagem reproduzida na Feira Livre, o governo federal e o PT consideraram desastrosa a aparição do companheiro definitivamente associado ao escândalo do mensalão. O Roda Viva não exibiu o monólogo de um farsante. Documentou um confronto entre a verdade e a mentira. E a verdade sempre prevalece.
O ovo da serpente é chocado nas sombras, longe dos olhos dos ameaçados. Não resiste à claridade. Se não o destroi de imediato, a luz ilumina e identifica o perigo a eliminar.



Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-ovo-da-serpente-nao-resiste-a-claridade/

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um recado para nós, dos 44%

"Espaço para a oposição existe. O primeiro passo é assumir o seu papel. Deve elaborar um projeto alternativo para o Brasil. Sair da esfera dos ataques pessoais e politizar o debate, acabar com o personalismo e o regionalismo tacanho, formar quadros e mobilizar suas bases. É uma tarefa imediata, não para ser realizada às vésperas da eleição presidencial de 2014."
Marco Antonio Villa

Por enquanto, silêncio.

Ativista iraniana espera intervenção de Dilma contra execução de Sakineh

A porta-voz de uma organização internacional que luta contra a prática do apedrejamento disse esperar que a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, intervenha para tentar evitar a execução da iraniana Sakineh Ashtiani, condenada à morte em seu país por adultério.

Ops! Uma trapalhada... primeira?

Dilma age para acalmar PMDB e Temer vira coordenador político da transição

O grupo de elite da presidente eleita Dilma Rousseff tirou o dia de ontem para conter insatisfações pelo fato de a primeira reunião de trabalho após a vitória nas urnas ter sido realizada só com petistas, sem a presença dos partidos aliados. O vice-presidente eleito Michel Temer foi formalmente designado como coordenador político dos trabalhos de transição entre as equipes do atual e do futuro governo, que começam na segunda-feira.

Ah... olha que o Temer é rápido, não é o Zé Alencar não....

Terceiro dia - promessas

Vamos monitorar a bolivariana por 90 dias. Vejamos o que dá.


'Controle de conteúdo é absurdo', avalia Dilma

Petista reafirma necessidade da liberdade de imprensa, defende marco [br]regulatório para capital estrangeiro na mídia e diz querer unir o País

03 de novembro de 2010 | 0h 00

Flávia Tavares - O Estado de S.Paulo
Em entrevista a TV Bandeirantes, ontem à noite, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) fez questão de esclarecer o que entende por controle social da mídia. Dividiu a questão em controle do conteúdo, o que classificou como "absurdo", e em marco regulatório. "Um dos pontos a ser regulado é a participação de capital estrangeiro em empresas de comunicação", declarou.
A petista reiterou ainda que fará um esforço para unir o País, dividido depois das eleições, e que será rigorosa nos critérios para compor sua equipe de governo. "Não terei a menor tolerância com malfeitos."
PAÍS DIVIDIDO
"Durante o processo eleitoral, discutem-se projetos e, embora dessa vez tenha ido um pouco além da medida, há um acirramento das posições. Agora, o eleito tem de ser presidente para todos os brasileiros, inclusive para os que votaram na oposição. Farei todo esforço para reunir o Brasil em torno de um objetivo, que é o crescimento do País e a melhoria de vida da população."
....
CONTROLE DA MÍDIA
"Temos de distinguir duas coisas: marco regulatório e controle do conteúdo da mídia. O controle social da mídia, se for de conteúdo, é um absurdo. É um acinte à liberdade de imprensa. Não compactuo com isso. Se chegar à minha mesa qualquer tentativa de coibir a imprensa no que se refere à divulgação de ideias, propostas, opiniões, tudo o que for conteúdo, é o que eu falei: o barulho da imprensa é infinitas vezes melhor do que o silêncio das ditaduras. Outra coisa é o marco regulatório. Todo país regulamenta a participação do capital estrangeiro nas suas mídias, por exemplo. Teremos de regular de alguma forma também a interação entre as mídias. Mas temos de ter muito cuidado. Temos de fazer um marco regulatório que permita adaptações ao longo do tempo. Você não pode ter um marco que desconheça a banda larga. Se você vai poder ou não fazer televisão e em que condições. Isso o Brasil vai ter de regular minimamente. Até porque tem casos em que, se não se faz isso, deixa que haja uma concorrência desproporcional entre diferentes organismos." 
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101103/not_imp633883,0.php

Dilma fala em redução gradual do juro ao consumidor


Segundo a presidente eleita, a diminuição será possível com a redução da dívida na relação com o PIB



http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,dilma-fala-em-reducao-gradual-do-juro-ao-consumidor,not_41665,0.htm


02/11/2010 - 20h16

Dilma nega que Lula adotará 'saco de maldades' para ajudá-la

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) negou que o seu padrinho político e atual ocupante do cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, irá antecipar medidas duras e impopulares para evitar um desgaste dela no começo do seu governo.
"Eu só vou querer coisas que sejam necessárias. Então, é necessário que a gente avalie a situação para a gente tomar medidas. Não acredito que o presidente vai tomar medidas duras. O presidente vai fazer aquilo que ele tem que fazer. Não tem o menor sentido tomar um saco de maldades", afirmou Dilma, em entrevista ao "Jornal do SBT".

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mas não demorou nada!

Discurso de posse I (haverá outros, com absoluta certeza):

"....

 Por isso, registro aqui outro(sic) compromisso com meu país:
- Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social.
- Zelarei pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa. 
- Zelarei pela mais ampla liberdade religiosa e de culto.
 
- Zelarei pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados em nossa constituição.

- Zelarei, enfim, pela nossa Constituição, dever maior da presidência da República.
..."

Enviado por Ricardo Noblat - 
01.11.2010
 | 
00h18m

Espancada em Brasília equipe do CQC

O repórter Danilo Gentili, um produtor e um cinegrafista da equipe do programa CQC foram espancados, há pouco, por seis agentes de segurança do Hotel Nahum, de Brasília, onde a presidente eleita Dilma Rousseff fazia seu primeiro discurso.

domingo, 31 de outubro de 2010

Lula vence!

Votos apurados, a "turma" esta em festa! Quanto a este blog, agora ele tem de continuar, até para provar que MELHOR O POSTE!

Porém, fica um brinde aos que votaram nela: cole sua foto, é a foto da sua "turma".

clique para ampliar

A sociedade que ele quer tem a cara do Tiririca


31/10/2010 11h34 - Atualizado em 31/10/2010 12h19

Lula defende Tiririca e diz que exigir prova agora é desrespeito ao eleitor

"Quem tem de fazer prova é quem está pedindo para ele fazer prova", disse.
Para presidente, justiça eleitoral deveria ter apontado falha antes da eleição.

Roney DomingosDo G1 SP
 Depois de votar em São Bernardo do Campo, no ABC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o humorista Tiririca.  Ele foi eleito com 1,3 milhão de votos, mas responde a uma ação na Justiça Eleitoral para provar que sua declaração de escolaridade é verdadeira. Para o presidente, 'Tiririca é a cara da sociedade' e a Justiça Eleitoral deveria ter apontado a falha antes de ele ser candidato.
"O Tiririca é a cara da sociedade. Acho uma cretinice o que estão tentando fazer com o Tiririca. Estão desrespeitando 1,5 milhão de pessoas que votaram nele. Então, que não deixassem ele ser candidato. Acho que tem de fazer prova é quem está pedindo para ele fazer prova", disse Lula.
Questionado sobre o impasse em torno da lei da Ficha Limpa, Lula afirmou que é um erro dos políticos permitir que a questão política seja resolvida no Judiciário. "Todo mundo sabe das críticas que eu tenho feito à legislação elaborada no Congresso Nacional, que devia deixar o mínimo para resolver no Judiciário. Acho que a Ficha Limpa tem um problema que nem a Suprema Corte está coesa. Acho que os senadores de deputados tem uma parcela de responsabilidade nisso", afirmou.

Hoje!