Os males da liberdade se corrigem com mais liberdade!

I should have loved freedom, I believe, at all times, but in the time in which we live I am ready to worship it.
- Democracy in America - Volume 2, Alexis de Tocqueville - Sever and Francis, 1864

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Perigo à vista

Por João Domingos, no Estadão:
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, está decidido a não aceitar nenhum convite para permanecer à frente da instituição, caso a presidente eleita, Dilma Rousseff, não lhe garanta autonomia absoluta de ação. Meirelles também não aceita a hipótese de servir de tampão durante o primeiro trimestre, até a escolha de um novo e definitivo presidente do BC.

Meirelles considera que ceder na autonomia - e há informações de que ela lhe será tomada, de forma a fazer com que a taxa de juros venha a sofrer queda mais rápida, até chegar a 2% (acima da inflação) em 2014 - comprometerá sua biografia e a credibilidade que conquistou nos oito anos à frente do BC, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Educação e futuro

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo negou os dois mandados de segurança do Ministério Público que pediam uma liminar para que o deputado eleito Tiririca fosse submetido a novas provas para mostrar que sabe ler e escrever.


Leio na Folha esta matéria sobre o personagem que mais votos arrebanhou - e a palavra é esta mesmo - nas eleições de outubro. Reinaldo Azevedo, ao discorrer sobre a principal função da escola, diz ser igualar as condições de competição dos estudantes, propiciar de uma formação mínima, o que não acontece no Brasil. O TRE de São Paulo considera que com menos de 30% de acertos, Tiririca passou no teste de alfabetização, portanto esta apto a legislar. Mas Tiririca não tem a menor formação.

Que país é este? É isto o que queremos? Temos um incompetente à frente do MEC, com muita chance - segundo a imprenssa - de continuar titular do Ministério da Educação e da Cultura. Assim, os estudantes com menor condição social continuarão a ter bolsas do chamado Pró-Uni, frequentando verdadeiras arapucas, que, por menores custos, geralmente oferecem cursos na área de humanas; os "cotistas", esses que não tem mérito para competir em vestibulares, serão, salvo honrosas exceções, os últimos das suas turmas. Aqueles que ainda vem, já não precisam mais passar nos exames - se é que ainda existem - pois todos passam de ano.

Estamos formando legiões de tiriricas!

Lembro uma frase que meu pai costumava citar: "Se toda educação emana um futuro, todo futuro emana da educação". Não era esta a educação a que ele se referia, é lógico.

Se ele nega, irá acontecer

Presidente do PT nega que Dilma irá criar ministérios para acomodar aliados

O presidente do PT José Eduardo Dutra negou nesta quinta-feira que a presidente eleita Dilma Rousseff irá ampliar o número de pastas para acomodar todos os aliados. "Essa não é a intenção da presidente. Durante a campanha, ela fez referência à criação de um novo ministério [micro e pequenas empresas], mas isso não foi em função de acomodação", disse.Leia mais (18/11/2010 - 16h02)

Melhorar, não melhora.

18/11/2010 - 07h57

Dilma convida Mantega a permanecer na Fazenda



A presidente eleita, Dilma Rousseff, decidiu convidar Guido Mantega a permanecer no Ministério da Fazenda em seu futuro governo, informam Kennedy Alencar e Valdo Cruz, na Folha desta quinta-feira (íntegra somente para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a Folha apurou, Lula e Dilma discutiram uma lista de nomes que a presidente eleita pretende convidar para montar o seu primeiro escalão.

Mau sinal!

Nas últimas horas, Dilma deu outro indicativo à sua equipe: que o ministro da Educação, Fernando Haddad, pode continuar à frente da pasta mesmo após a polêmica do Enem. Em reunião na Granja do Torto na noite de segunda, ela não economizou elogios a Haddad.

Disse que ele é um dos melhores ministros do governo. A única avaliação contra Haddad feita na ocasião foi a de que ele não tem interlocução com seu próprio partido, o PT, que o vê como um ministro arrogante e fechado às demandas partidárias.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/832260-dilma-revela-ideia-de-nomear-mulher-para-itamaraty.shtml

Bem, todos nós sabemos como o ministro é competente. É só verificar o que aconteceu com o ENEM. Mau, péssimo sinal.

Velha voz no novo governo

clique para ampliar

Lembram de Severino, ex-presidente da Câmara? Aquele, que cobrava uma participação do restaurante do Congresso. É voz forte no governo da bolivariana. Exige nada menos que o Ministério das Cidades para Márcio Fortes. Bom, se temos um deputado que foi aprovado com  nota 3, então nada surpreende, não é mesmo? Tiririca e Severino... quem merece?

Fonte:http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/17/ao-velho-estilo-volta-de-severino-cavalcanti-923045160.asp

Vale a leitura

"… O governo brasileiro, que estatizou o vestibular, não pede que a escola seja mais eficiente ao ensinar literatura e gramática: ele simplesmente as tornou a dispensáveis. ..."

Não bastasse a explêndida demonstração de incompetência com o ENEM, o MEC ainda consegue surpreender com a prova em si. A triste verdade é que vivemos a era dos "abestados".

Leiam uma brilhante análise de Reinaldo Azevedo. Aqui.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Haverá uma coisa boa em 01/01/2011

O bisonho legado da primeira-dama: "

“A Marisa está se dedicando exclusivamente à trabalheira que dá a mudança para São Bernardo”, acaba de avisar o presidente Lula, encerrando oficiosamente o segundo mandato da primeira-dama. Única ocupante do posto a ocupar um gabinete no Palácio do Planalto, Marisa Letícia Lula da Silva foi também a única que não dedicou um único minuto aos programas sociais do governo. Jamais se soube o que fez dentro da sala, só o que fazia ao sair dali: entrava sem bater no gabinete presidencial, dizia que já era tarde e arrastava o marido para casa.


As raras anotações na folha de serviços informam que Marisa Letícia não conseguiu plantar no jardim do Palácio da Alvorada a estrela de sálvias que reproduzia o símbolo do PT, mas conseguiu a cidadania italiana; que viajou como nenhuma outra primeira-dama, mas não escreveu uma só vírgula sobre viagens; que obrigou o prefeito Eduardo Paes a escrever uma carta pedindo desculpas por ter ofendido a Primeira Família, mas ninguém ainda conseguiu obrigá-la a entregar ao patrimônio da União aquelas joias que ganhou numa viagem aos Emirados Árabes.


Informam também que mudou de rosto, mas não de temperamento: de janeiro de 2003 até agora, guardou para dar palpites em casa a voz que raramente usou em público. Fez três discursos sobre três temas distintos, todos divulgados pela coluna. Confira na seção História em Imagens. Tudo somado, falou pouco mais de um minuto. Não disse rigorosamente nada.


Marisa Letícia Lula da Silva será lembrada por ter ilustrado exemplarmente uma lição antiga: existe a ausência que preenche uma lacuna.

"