Os males da liberdade se corrigem com mais liberdade!

I should have loved freedom, I believe, at all times, but in the time in which we live I am ready to worship it.
- Democracy in America - Volume 2, Alexis de Tocqueville - Sever and Francis, 1864

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dia internacional contra a CORRUPÇÃO!

Nove de dezembro: "
Hoje, 9 de dezembro, é o dia internacional contra a corrupção. Sinal dos tempos que tenhamos uma data assim instituída. Justo, enfim. Corrupção é mesmo um câncer que corrói mundialmente o bem estar do povo.

Não sei exatamente de onde vem. Acho que ela surge da fraqueza humana: da "esperteza", do egoísmo, da ganância, da indiferença... Sei lá. O fato é que ninguém está livre.

Alguns países, entretanto, avançaram no seu combate. A Itália é um exemplo clássico. O recado que fica é que é possível, sim, neutralizá-la.

E o Brasil? Como estamos? Conhecemos ao menos essa data? Acho que não. Afinal, a corrupção está muito longe de ser controlada neste país. A maioria do povo acabou de demonstrar isso, ao fechar os olhos e votar na legítima representante do governo mais corrupto da História brasileira, ou seja, na continuidade das práticas nojentas que nos chocam há oito anos.

Certeza de muita corrupção escancarada pelos próximos 4 anos de governo Dilma Rousseff. Pena que a Erenice Guerra perderá a festa! Perderá?

Bom político é aquele que "rouba, mas faz", conforme reza a "sabedoria" popular. Os brasileiros parecem conviver bem com delitos na administração pública, e do dia a dia. O famoso "jeitinho brasileiro" instalou-se em nosso DNA, é adotado com orgulho, admirado, ensinado às crianças, transmitido através de gerações.

Falta-nos leitura para sedimentar valores e para enxergar que, no final das contas, nós próprios é que somos lesados como sociedade. Que, ao fazer vista grossa, fracassamos em conjunto.

O surpreendente é ainda encontrarmos pessoas de pouco ou nenhum estudo, honestas por natureza. O inverso também verifica-se por aí. Esse é o tipo de paradoxo que merecia ser dissecado numa boa tese de mestrado, de gente estudiosa da área do comportamento humano.

Eu, como leigo, afirmo aqui o que observo e que me parece lógico.

Se a situação individual está confortável, que interessa a coletividade? No geral, assim pensa o nosso povo, que tem fama de solidário. Confundem corrupção com um "inocente" desvio de dinheiro sem dono. Só que corrupção é, na realidade, um crime gravíssimo. Corrupção mata quando desvia recursos de hospitais públicos e de programas de saúde; quando rouba a verba que seria destinada à manutenção de estradas. Corrupção rouba a merenda escolar de crianças.

Corrupção é crime! E tolerar corrupção é passar atestado de burrice.

Corrupção aliada à impunidade exerce um efeito acachapante sobre o cidadão de bem. A sociedade civil se desencanta, e o estado de direito é posto em xeque.

Falta-nos muita coisa. A principal é educação de melhor qualidade e em maior quantidade. Mas não é só. O défcit de ensino não pode ser usado como desculpa para a permissividade. A cidadania, bem antes de qualquer noção de sufrágio, nasce já com a consciência do que é certo e errado.

Falta-nos também interesse, ação, fé. Está na hora de acordar para nossas obrigações como gente. A corrupção se combate todo dia. Todo dia a poeira e a lama se acumulam. Todo dia é dia de faxina. Todo dia é dia de se fazer a coisa certa, em nome da coletividade e da decência.

Falta-nos querer. E, às vezes, falta até vergonha na cara.

Acorda Brasil! #seliganaliga

Fonte: http://nastrincheirasdaoposicao.blogspot.com/2010/12/nove-de-dezembro.html
(A charge do Sponholz foi adicionada por mim)

Nenhum comentário: