06/11/2010 - 08h32
Lula e Dilma vão atuar por CPMF em 2011
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora Dilma Rousseff não querem votar a recriação da CPMF neste ano, mas vão trabalhar para que o Congresso defina em 2011 uma nova fonte de receitas para a saúde.
Assessores de Lula disseram à Folha que essa nova fonte pode ser a CSS (Contribuição Social para Saúde), em tramitação no Congresso e cópia do antigo imposto do cheque, ou uma taxa sobre consumo de cigarro, bebida e combustível.
06/11/2010 - 04h02
Receita cresceu duas CPMFs, mas verba não foi para a saúde
A receita do governo federal cresceu, ao longo do governo Lula, o equivalente a duas vezes a arrecadação da CPMF, mesmo com a derrubada, pelo Congresso, da contribuição sobre movimentação financeira, informa reportagem deGustavo Patu, publicada neste sábado pela Folha (íntegradisponível para assinantes do jornal e do UOL).
Praticamente nada desse ganho, porém, significou aumento do gasto em saúde, que, ao longo desta década, apenas oscilou em torno de uma mesma média.
Não houve alta antes nem queda depois da extinção do tributo, hoje novamente cogitado como solução para o financiamento do setor.
Não houve alta antes nem queda depois da extinção do tributo, hoje novamente cogitado como solução para o financiamento do setor.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/826394-receita-cresceu-duas-cpmfs-mas-verba-nao-foi-para-a-saude.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário